Geral
Biden confirma nomeação de Antony Blinken como secretário de Estado
O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira, 23, alguns nomes que vão compor importantes cargos em seu gabinete. Para a função de secretário de Estado, o democrata confirmou que indicará Antony Blinken, que foi secretário de Estado adjunto durante os últimos anos da gestão do ex-presidente Barack Obama.
O ex-chanceler John Kerry será o enviado especial para assuntos relacionados ao clima no Conselho de Segurança Nacional, a primeira vez em que o tema ocupará espaço central nas discussões do órgão. Já o posto de conselheiro de Segurança Nacional será ocupado por Jake Sulivan, que trabalhou como assessor de Biden na época em que ele era vice-presidente.
O futuro líder da Casa Branca revelou ainda que nomeará a diplomata Linda Thomas-Greenfield representante dos EUA na Organização das Nações Unidas. O Departamento de Segurança Interna, por sua vez, será chefiado pelo advogado Alejandro Mayorkas, que será o primeiro latino a assumir a pasta.
“O povo americano está ansioso para que nossa administração comece a trabalhar, e os nomeados de hoje ajudarão a avançar nossa agenda e garantir que cada americano tenha uma chance justa”, afirmou Biden.
Nesta tarde, a imprensa informou que Biden pretende indicar a ex-presidente do Fed Janet Yellen para o cargo de Secretária do Tesouro. Se confirmada pelo Senado, ela será a primeira mulher a assumir o posto.
Autor: André Marinho
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12