Geral
Principais cidades do interior tiveram candidatas com “zero voto”
Arapiraca e Palmeira dos Índios registraram após a apuração dos votos que alguns dos nomes postulantes à Câmara Municipal obtiveram zero voto.
Em Arapiraca, a segunda maior cidade alagoana, 11 nomes que estavam concorrendo ao mandato na Casa Herbene Melo saíram das urnas sem pontuar sequer o voto de cada um.
Destes 11 candidatos “zero voto”, oito são mulheres e apenas uma das candidatas que “zeraram” as urnas apresentou em sua prestação de contas o valor de R$ 2 mil recebido de seu partido para fazer a campanha. Nos demais, as páginas individuais aparecem sem dados de receita ou despesa.
Em Palmeira dos Índios, duas candidatas também registraram após a apuração zero voto. Uma delas Fabiana Targino, do PRTB, tinha o irmão Fabio Targino candidato a vereador por outro partido. Ela também não apresentou até agora prestação de contas. A outra candidata zero voto, Maria Rita pertence ao PSB e já prestou contas igualmente a sua votação: Zero de despesas e de receita.
Cota feminina
Julgados eleitorais punem manobras partidárias que tentam maquiar feitas por o cumprimento de 30% da proporcionalidade da conta feminina que é de 30%. Se a cota feminina se cada partido não for atingida, o partido deve lançar menos homens se abster de inserir nomes femininos figurativos.
Os casos de Palmeira dos Índios e Arapiraca – segundo informações obtidas – estão sob análise e poderão ser investigados. Caso seja comprovado a candidatura fictícia, os nomes inseridos nessa seara se tornarão inelegíveis por 8 anos.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12