Geral

Palmeirenses decidem neste domingo novos representantes em campanha rápida e atípica

14/11/2020
Palmeirenses decidem neste domingo novos representantes em campanha rápida e atípica

O município de Palmeira dos Índios é um dos que este ano está com a eleição disputadíssima.

No início da formação das chapas, foi cogitada a possibilidade de ter até mais opções de candidatos, porém esse número se reduziu à três: Doutora Sônia Beltrão (Patriota), Mosabelle Ribeiro (PTB) e Júlio Cézar (PSB).

As redes sociais dão a tônica em que pese o corpo a corpo também ter sido utilizado pelos candidatos majoritários que buscam incessantemente pelo voto a cada dia.

Além disso, o guia eleitoral ainda serve como instrumento de difusão de propaganda para os postulantes.

Segundo os eleitores, a disputa ainda é uma incógnita, haja vista as pesquisas eleitorais, balizadoras das tendências, só tenham sido registradas na semana anterior.

Aqui, mostraremos uma breve biografia e também as principais propostas de governo dos três candidatos, de acordo com divulgação do Tribunal Superior eleitoral (TSE).

Mosabelle Rodrigues Brasileiro Ribeiro, a Mosabelle é candidata à prefeitura de Palmeira dos Índios pelo PTB. Ela é natural de Palmeira e nasceu no dia 25 de março de 1972.

Casada com o ex-prefeito James Ribeiro, ela é mãe de dois filhos e viveu toda sua vida no município, exceto oito anos quando se mudou para Brasília, para acompanhar o sogro Helenildo Ribeiro quando exercia o mandato de deputado federal e onde se especializou.

Ela é enfermeira, professora do CESMAC e tem o título de mestrado. Primeira dama, por oito anos, Mosabelle conhece bem os problemas da cidade e principalmente na área de saúde. O vice de Mosabelle é o professor de História e bacharel em direito, o cadeirante Edmilson Sá.

A enfermeira Mosabelle tem como principais propostas de governo, caso seja eleita:

Desenvolvimento Social – Promover ações visando uma vida saudável para todos e todas, focando na redução da mortalidade materna e infantil, assegurar educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos, promover a igualdade de gênero e empoderamento para as mulheres, promover ações de combate à violência em suas diversas faces, combater à pobreza em todas as suas formas, promover a melhoria da nutrição e da agricultura sustentável, ampliar acesso à moradia;

Desenvolvimento Econômico – Promover o crescimento econômico, sustentado e
inclusivo;

Gestão e Finanças – Desenvolver instituições eficazes, responsáveis, representativas e transparentes em todos os níveis, visando combater à corrupção;

Cultura – Estimular, promover e resgatar a promoção cultural no município.

Sônia Thereza Beltrão da Silva Brandão, a doutora Sônia (Patriota) nasceu no dia 08 de outubro de 1944 em Piaçabuçu, interior do estado. É viúva, mãe de três filhos, juíza, professora. Foi magistrada durante 12 anos em Palmeira dos Índios e é a primeira vez que participa de política partidária como candidata. O seu candidato a vice-prefeito é o contador Sóstenes Dantas.

– Excelência na prestação de serviço público, em especial na área social; recuperar os principais logradouros públicos e os bairros menos favorecidos pelas gestões anteriores, assim como desenvolver a zona rural e as riquezas naturais; potencializar a capacidade de geração de renda no município.

– Na educação: Revisar o Plano de Carreira dos professores; melhorar as estruturas físicas de creches e escolas municipais; garantir transporte digno para alunos da zona rural a zona urbana; implantar biblioteca digital municipal; formação continua para os professores; implementar ações para a melhoria da educação básica, tais como: Fortalecer a escola em tempo integral e suas atividades correlatas, Programa de informática na escola, ampliação de vagas para a educação infantil, reduzir a evasão escolar e garantir que mais crianças tenham acesso à educação, visando obter evolução na nota média do IDEB;

Saúde- modernizar a sua estrutura funcional, ampliar o Programa de Saúde da Família (PSF), implantar os Programas Mais Saúde e Remédio em Casa, viabilizar o Programa de Saúde na Escola, fortalecer a rede de assistência à saúde da mulher e de atenção à saúde do idoso.

Na infraestrutura, promover adequações para portadores de necessidades especiais, projeto de saneamento e pavimentação no município como um todo.

 

 

Júlio Cézar da Silva, o Júlio Cézar (PSB) nasceu em Caruaru, interior de Pernambuco, no dia 24 de outubro de 1971. Foi vereador por Palmeira, jornalista, casado e pai de duas filhas. O vice de Júlio Cézar continua sendo o ex-vereador Márcio Henrique, médico e ex-secretário de Saúde do governo Maria José e da atual gestão.

Em 2014, ele foi candidato a governador de Alagoas pelo PSDB e também foi líder do governo James Ribeiro na Câmara de Deputados do município.

Se for reeleito, Júlio Cézar apresenta algumas de suas propostas para administrar o município:

– Administrativo – Promover a modernização da gestão, através de gerenciamento de documentos eletrônicos, manter o programa de renovação da frota de veículos e equipamentos, promover ações de capacitação aperfeiçoamento dos servidores municipais, revisar os Planos de Cargos e Carreiras dos servidores municipais, reformular os Conselhos Municipais, visando uma maior participação popular;

– Ampliação das ações do programa melhor em casa;

– Ampliação do Núcleo de apoio à saúde da família –NASF;

– Educação – garantir acesso à educação para todas as crianças da creche ao nono ano, construir creches na zona rural e melhorar a infraestrutura de todas as escolas, implantar a Gestão Democrática nas escolas, promover a formação continuada dos professores, gerar ações, visando a melhoria no IDEB, implantar Centro de Educação Inclusiva;

– Agricultura – Apoiar a produção leiteira, adequar o matadouro público municipal para as normas sanitárias, incentivar a irrigação de fruticulturas pela Barragem do Bálsamo, ações para fortalecimento da agricultura familiar, implantar polo irrigado na região da Serra do Amaro, criar banco municipal de sementes;