Geral
Diretoria e técnicos da Casal discutem implantação do ECO ETE
A Diretoria da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) se reuniu, nesta terça-feira (3), com os idealizadores do projeto ECO ETE que consiste na inovação para operação sustentável das Estações de Tratamento de Esgotos (ETE’s), e dos subprodutos gerados pelo tratamento de efluentes.
O projeto de reuso do efluente, em projeto de viveiro florestal, tem recurso garantido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHS), no montante de R$1.200.000,00, e as obras estão previstas para iniciarem ainda este ano. O projeto contempla ainda a execução de: centro administrativo para desenvolvimento de pesquisa em saneamento, laboratório, estufa e campo aberto para semeadura. O projeto é piloto e experimental.
Na ocasião, um dos autores do projeto, Antônio Ramos Soares Júnior, supervisor de Coleta e Tratamento de Esgotos (Supece), da Unidade de Negócio Bacia Leiteira, da Casal, detalhou como o ECO ETE vai funcionar e os benefícios para o meio ambiente.
“O ECO ETE abrange o gerenciamento do lodo de esgotos, o reuso do efluente tratado e o gerenciamento do gás produzido no âmbito da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Santana do Ipanema, situada no Sítio Sementeira, no baixo Sertão de Alagoas. O sistema de reúso do efluente tratado na agricultura será o primeiro do Nordeste e contempla, como projeto laboratório, a fertirrigacao de mudas em viveiro florestal de culturas naturais do bioma caatinga”, destacou.
Ramos disse ainda que o projeto traz consigo mais do que uma oportunidade de novo negócio e destaca o reconhecimento de que o enfrentamento da crise hídrica desperta a necessidade de novas estratégias de manejo: o reúso de efluente é uma tangente importante, sobretudo no contexto do semiárido, e a Casal dentro desse cenário tem relevância e mostra suas potencialidades enquanto empresa pública.
Participaram da reunião o presidente, Clécio Falcão, o vice-presidente de Gestão de Engenharia (VGE), Geraldo Leão, o vice-presidente de Gestão Corporativa (VGC), Victor Vigolvino, o superintendente do Interior (Sunei), Judiron Pena, além dos outros dois autores do projeto, Valeska Cavalcante Costa, superintendente de Meio Ambiente e Qualidade do Produto (Sumaq) e Erickson Aquino Dantas, coordenador de Produção e Distribuição de Água (CPDI), da Unidade de Negócio Bacia Leiteira.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico