Geral
Coreia do Sul e China retomam planos de realizar cúpula de líderes
Representantes dos governos da Coreia do Sul e da China reafirmaram neste sábado planos de organizar uma cúpula entre seus líderes “o quanto antes”. De acordo com informações do gabinete presidencial sul-coreano, o plano é realizar o encontro assim que as preocupações com o novo coronavírus diminuírem.
Em uma reunião na cidade portuária sul-coreana de Busan, o diplomata chinês Yang Jiechi e o conselheiro de segurança nacional da Coreia do Sul, Suh Hoon, também discutiram o impasse internacional sobre o programa de armas nucleares da Coreia do Norte e o aumento das tensões entre Washington e Pequim, informou o escritório da presidência sul-coreana em comunicado.
Yang, por sua vez, prometeu “comunicação e cooperação constantes” com a Coreia do Sul e apoio aos esforços para desnuclearizar a Península Coreana.
O governo do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, tem buscado melhorar as relações bilaterais com a China, que estão tensas desde 2017, quando o país aceitou a instalação de um sistema antimísseis dos EUA em seu território. Moon esperava receber o presidente chinês Xi Jinping em Seul no primeiro semestre, mas a disseminação do covid-19 impediu a visita.
Fonte: Associated Press.
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento