Geral
Troyjo fala em negociação em moedas locais dentro do Brics
O secretário especial de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, citou a negociação em moedas locais entre os países do Brics entre os instrumentos que precisam ser desenvolvidos para aumentar o comércio dentro do bloco. Durante o Fórum Empresarial do Brics, Troyjo disse que o futuro do comércio global passa menos por tarifas e cotas e mais por padronizações e promoção comercial. “Precisamos nos promover mais nos mercados do Brics. Exageramos a importância de temas como acordos comerciais quando deveríamos estar nos promovendo”, afirmou.
No encontro, o presidente do Conselho do Bank of China, Chen Siqing, elogiou a estrutura do bloco e disse que hoje mais cedo conseguiu firmar um acordo com a Vale. O gerente-geral de Estratégia da Transnet, Irvindra Naidoo, criticou o protecionismo e disse que cadeias globais permitem a especialização da produção e a integração fabricantes. “As companhias vendem para clientes em qualquer lugar do mundo, contanto que consigam fazer dinheiro com isso. Também compram insumos de fornecedores em qualquer lugar do mundo”, completou.
Segundo Naidoo, a África tem um potencial de dobrar seu comércio nos próximos cinco anos se o continente conseguir a conectividade apropriada na região. “Vamos diminuir os custos, o que representaria um grande benefício”, afirmou. “Isso geraria um ciclo virtuoso na região e entre os Brics”, disse.
Vikramjit Singh Sahney, presidente da Sun International, citou a importância das parcerias e elogiou o setor sucroenergético brasileiro. “O Brasil desenvolveu um programa importante, os senhores são líderes em biocombustível”, afirmou.
Troyjo falou ainda que o fato da vocação brasileira e de outros países dos Brics de “ser produtor de commodities tem que ser visto como vantagem competitiva”.
Autor: Lorenna Rodrigues e Camila Turtelli
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola