Geral
UE ameaça impor sanções à Turquia em meio a disputa por reservas de energia
Líderes da União Europeia (UE) ameaçaram nesta quinta-feira impor sanções contra a Turquia, em meio a uma disputa sobre reservas de energia no leste do Mar Mediterrâneo e no Mar Egeu. O bloco comum acusa Ancara de “ações ilegais continuadas” no local em comunicado divulgado hoje.
“A UE continuará monitorando de perto os acontecimentos e estará pronta para responder de maneira apropriada e em total solidariedade ao Chipre”, diz o texto divulgado.
Líderes da UE elevaram o tom com a Turquia a pedido do Chipre e da Grécia, depois que Ancara enviou hoje uma segunda embarcação de perfuração para a região do Mar Mediterrâneo. A Turquia iniciou atividades de perfuração em maio, a oeste de Chipre, a despeito das críticas da UE e dos Estados Unidos.
“O Conselho Europeu manifesta-se seriamente preocupado com as atuais atividades ilegais de perfuração da Turquia no Mediterrâneo Oriental e deplora que a Turquia ainda não tenha respondido aos repetidos apelos da UE no sentido de cessar tais atividades”, acrescenta o texto.
Autor: Monique Heemann
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola