Geral
Deputados contrários à reforma dominam décima hora de debates sobre o relatório
Com mais opositores que governistas inscritos para discutir o relatório do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) na Comissão Especial da Reforma da Previdência, os parlamentares contrários à reforma dominaram a décima hora do primeiro dia de debates no colegiado.
Falaram em sequência contra o projeto os deputados Henrique Fontana (PT-RS), Tadeu Alencar (PSB-PE) e José Ricardo (PT-AM).
Também contrária à reforma, a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) considerou que a retirada da capitalização da reforma é o principal acerto do relator que, segundo ela, sabia que essa proposta não teria votos para ser aprovada.
“Aqueles que não têm como poupar seriam obrigados a economizar por um rendimento muito inferior ao que os bancos têm. Em todos os países onde a capitalização foi implantada, os segurados chegaram à velhice em estado de miserabilidade”, criticou.
Coube ao deputado Diego Garcia (Pode-PR) defender a reforma nesse bloco. “É uma reforma complexa e difícil, mas o relator acolheu pedidos de inúmeros parlamentares, dando condições para a aprovação do texto”, afirmou.
Em dez horas de sessão, 54 parlamentares já fizeram o uso da palavra. A lista de inscritos conta com 155 deputados, sendo 64 para falar a favor da reforma e 91 para falar contra a medida. Além disso, os cerca de 30 líderes partidários também têm direito a fala. A expectativa é de que o debate se arraste por diversas sessões.
Autor: Eduardo Rodrigues
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola