Geral
IGP-M na 1ª prévia de junho tem alta de 0,73%, revela FGV
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,73% na primeira prévia de junho, após ter aumentado 0,58% na primeira prévia de maio. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira, dia 11, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumulou elevação de 4,32% no ano de 2019 e avanço de 6,44% em 12 meses.
A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a primeira prévia do IGP-M de junho. O IPA-M, que representa os preços no atacado, subiu 1,15%, ante um avanço de 0,74% na primeira prévia de maio. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou queda de 0,09% na prévia de junho, depois de um avanço de 0,35% em igual leitura de maio. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve redução de 0,07% na primeira prévia de junho, depois da alta de 0,09% na primeira prévia de maio.
O IGP-M é usado para reajuste de contratos de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 a 31 de maio. No dado fechado do mês de maio, o IGP-M teve alta de 0,45%, segundo a FGV.
Autor: Daniela Amorim
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo