Geral
Militares venezuelanos se corromperam de forma vergonhosa, diz general da Aman
Os militares venezuelanos se corromperam e estão construindo um Estado paralelo, declarou o General de Brigada Gustavo Dutra de Menezes, Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em evento no Rio. Dutra de Menezes é ex-comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, em Boa Vista, Roraima.
“A Venezuela está falida, a Venezuela está dividida. Os militares se corromperam de uma maneira vergonhosa”, afirmou o general Dutra de Menezes, durante o debate Crise Venezuelana, promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Durante sua exposição no debate, o general sugeriu que os militares venezuelanos “estão ganhando muito dinheiro” e usando o presidente Nicolás Maduro como um “fantoche”.
Na avaliação do militar brasileiro, há risco de uma guerra civil iminente no País vizinho, mas ele não acredita numa intervenção unilateral com “exércitos brasileiros, com forças armadas brasileiras”.
“Até porque existe um fator que devemos levar em consideração: a geografia”, lembrou o general, mencionando que boa parte da fronteira entre Brasil e Venezuela, além de extensa, é formada por serras coberta pela selva.
Ele prevê que haja em algum momento uma “convulsão social”, que poderia motivar a intervenção de um organismo internacional multilateral, embora ele acredite que uma solução para a crise virá de dentro daquele País.
O general criticou ainda o fechamento da fronteira venezuelana com o Brasil, decretada por Maduro, porque dificulta medidas como a identificação e controle de cidadãos venezuelanos que chegam ao território brasileiro burlando a entrada controlada oficialmente. “Tira todo o nosso controle, se estão vacinados, se têm documentos. Fechamento de fronteira não é solução nem nunca será”, lamentou.
Autor: Daniela Amorim
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico