Geral
Democratas esperam que Trump assine hoje orçamento-tampão para governo dos EUA
Pouco após Donald Trump anunciar ter chegado a um acordo com os congressistas de ambos os partidos para encerrar o shutdown nos Estados Unidos e reabrir as partes paralisadas do governo até 15 de fevereiro, o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, afirmou esperar que o projeto de lei com o orçamento-tampão passe pela Câmara e seja assinado pelo presidente ainda hoje.
“Quero agradecer ao presidente Trump e ao líder (da maioria republicana no Senado, Mitch) McConnell”, discursou Schumer. “O shutdown mais longo da história americana finalmente vai acabar. O presidente concordou com nosso pedido de abrir o governo e depois debater segurança na fronteira.”
O senador democrata comentou que as minúcias do orçamento para financiar o Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) para além do projeto-tampão, pelo restante do ano fiscal de 2019, serão discutidas em um comitê misto, com lideranças da Câmara de Representantes e do Senado de ambos os partidos.
“Democratas e republicanos terão a oportunidade de negociar detalhes da legislação para o DHS como segurança na fronteira, assistência humanitária, tecnologia de inspeção antidrogas e muitos outros”, explicou.
Schumer reforçou que os democratas ainda são “contra o muro” que Trump vinha exigindo construir na divisa com o México. “Mas concordamos com (os republicanos em) muitas coisas, como a necessidade por nova tecnologia e a necessidade de fortalecer a segurança nos postos de controle na fronteira”, concluiu.
Autor: Nicholas Shores
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido