Geral
Rússia é culpada por morte de ex-espião e queremos prender suspeitos, diz May
A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, afirmou nesta quarta-feira que as investigações de seu país concluíram que o Estado russo é culpado de envolvimento no ataque contra o ex-espião russo Sergei Skripal e de Yulia, filha dele. A dupla foi envenenada por um agente nervoso na cidade inglesa de Salisbury.
Mais cedo hoje, promotores britânicos acusaram dois cidadãos russos pela tentativa de matar o ex-espião, que vivia no Reino Unido desde 2010. Os suspeitos foram identificados como Alexander Petrov e Ruslan Boshirov. Em declarações na sede do Legislativo, May deu detalhes sobre os passos dos suspeitos, que viajaram de Moscou para Londres, teriam cometido o crime e depois voltado à capital russa. A polícia britânica concluiu que provavelmente eles viajaram com nomes falsos.
“Não há outra linha de investigação neste momento”, afirmou May ao falar sobre o “ato desprezível” cometido em solo britânico. “A investigação forense produziu informação suficiente para apresentar acusação contra os dois cidadãos russos”, disse ela na Câmara dos Comuns. A premiê disse que foi confirmado o uso de agente químico nervoso e censurou o comportamento do governo russo no caso, que segundo ela só “reforça a culpabilidade” do país no episódio. “A Rússia tem respondido ofuscando os fatos e mentindo”, criticou. “Adotaremos todas as medidas possíveis para prender, extraditar e julgar os suspeitos.”
Autor: Gabriel Bueno da Costa
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
4JUSTIÇA
Justiça bloqueia R$ 50 milhões de Lula Cabeleira e familiares por loteamento irregular em Delmiro Gouveia
-
5COLISÃO
Caminhão de combustível sofre acidente na Rio-Santos e explosões interditam estrada nos dois sentidos