Geral
Partidos britânicos retomam campanha eleitoral em meio a temores de segurança

A campanha para a eleição de junho no Reino Unido foi retomada com força total nesta sexta-feira (26), mesmo com o país ainda em alerta máximo para possíveis novos ataques de militantes dias depois de um homem-bomba matar 22 pessoas na cidade de Manchester.
Uma nova pesquisa indicou que o Partido Trabalhista, de oposição, diminuiu para cinco pontos a vantagem do Partido Conservador, da primeira-ministra britânica, Theresa May, e que o orçamento da polícia e a política externa emergiram como temas centrais da campanha.
Policiais armados estão patrulhando cidades e trens e hospitais foram instruídos a ficarem de prontidão, mas o ministro da Segurança, Ben Wallace, disse não haver indícios de uma ameaça específica no final de semana prolongado por um feriado, no qual uma série de eventos irá acontecer.
Em Manchester, a polícia que investiga uma possível rede por trás de Salman Abedi, o jovem de 22 anos de pais líbios que se explodiu após um show da cantora norte-americana Ariana Grande, fez mais uma prisão e buscas em mais propriedades.
“A polícia está confiante de que está em posição de ter uma boa cobertura do que aconteceu e de contê-la (a rede)”, disse Wallace à rádio BBC.
Pela primeira vez desde o ataque, políticos retomaram a campanha em escala nacional para a votação de 8 de junho, e uma pesquisa de opinião mostrou May só com cinco pontos na dianteira — ela já teve 23 pontos de vantagem.
May convocou a eleição antecipada para fortalecer sua posição nas negociações da desfiliação do Reino Unido da União Europeia, mas sua campanha teve problemas quando ela prometeu fazer com que os idosos paguem mais pela assistência social. Na segunda-feira, ela foi obrigada a voltar atrás em uma proposta chamada por seus opositores de “imposto da demência”.
Os conservadores da premiê viram seu apoio cair para 42 % e a aprovação dos trabalhistas subir para 38 % na sondagem do instituto YouGov, o que fez a libra esterlina perder mais de meio por cento de seu valor perante o dólar e o euro.
Em um discurso que fará em Londres, o líder trabalhista, Jeremy Corbyn, deve criticar May por reduzir o número de policiais e dizer que o envolvimento britânico em guerras estrangeiras aumentou a ameaça de terrorismo.
“Não podemos ser protegidos e cuidados pagando pouco”, irá argumentar Corbyn. Opositores o acusaram de politizar o ataque em Manchester.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira