Geral
Escolas Wassu Cocal promovem primeira edição de Jogos Indígenas


Almir Honório e Iara Máximo, coordenadores dos jogos, todas as modalidades terão as etapas feminina e masculina para estudantes dos 13 aos 29 anos.(Foto: José Demétrio)
As quatro escolas da aldeia Wassu Cocal, em Joaquim Gomes, promovem os I Jogos Indígenas da aldeia Wassu Cocal, de 22 a 26 de maio. Segundo o coordenador pedagógico e liderança Igor Freitas, o projeto visa promover o resgate da cultura por meio de esportes praticados pelos antepassados.
Dentre as modalidades que serão disputadas estão arco e flecha, arremesso de lança, corrida de maraca, corrida de pote, rouba bandeira, natação e corrida de jangada, zarabatana e peteca.
De acordo com Iara Máximo e Almir Honório, ambos coordenadores dos jogos, todas as modalidades terão as etapas feminina e masculina para estudantes dos 13 aos 29 anos, com cerca de vinte alunos de cada escola.
Eles explicam também que os jogos contarão com a participação de outros povos indígenas convidados: Koiu Panka, Katokin e Giri Panko, ambos do Sertão, e Xucuru Kariri, de Palmeira dos Índios.
“Os alunos estão muito ansiosos. A gente já pensava nisto, mas não era possível. Hoje, com a ajuda do Governo, conseguiremos realizar este sonho. E, quem sabe, após estes jogos internos, futuramente realizemos os jogos estaduais indígenas no estádio Rei Pelé. Este é, sem dúvida, um grande momento de resgate cultural para nós”, declara Iara Máximo.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira