Geral
Iceberg do tamanho do Distrito Federal está prestes a se soltar da Antártica

Um iceberg com superfície de 5.000 km2, quase tão grande quanto o Distrito Federal, poderia se soltar em breve da banquisa (gelo flutuante) do oeste da Antártica, previram nesta sexta-feira cientistas da Universidade de Swansea, no Reino Unido.
“Um iceberg, que poderia ser um dos dez maiores já inventariados, está prestes a se soltar na Antártica”, indicaram os cientistas em um comunicado.
Sua superfície representa 85 vezes o tamanho da ilha de Manhattan, mas o iceberg não deve elevar nível dos mares, a princípio.
Situada a oeste do continente antártico, o iceberg foi batizado de “Larsen C” e tem 350 metros de espessura.
Depois de anos, os cientistas supervisionam uma rachadura formada nesta região e que teria mais de 150 km de comprimento.
Mas, “em dezembro, a rachadura aumentou brutalmente cerca de 18 km e restam apenas uns vinte quilômetros antes que atravesse a banquisa de um lado a outro”.
“Ficarei surpreso se não se desprender no próximo mês”, afirmou Adrian Luckman, um dos pesquisadores, citado no comunicado, prevendo “um evento geográfico maior que vai mudar a paisagem” da região.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B
-
5MÚSICA
Thiaguinho lança álbum 'Tardezinha 10 Anos' para celebrar maior turnê do Brasil