Geral
Seduc publica edital para seleção de novos Gerentes Regionais de Educação


Ação nas Geres visa reconhecer o trabalho de educadores cujo desempenho contribuiu para a melhoria dos índices educacionais do Estado. Valdir Rocha
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (5) o edital para a seleção dos próximos Gerentes Regionais de Educação. As 13 Gerências Regionais de Educação (Geres) funcionam como mini representações da Seduc e estão localizadas nos municípios de Maceió, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Viçosa, Arapiraca, Santana no Ipanema, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Penedo, Porto Calvo, Piranhas e Rio Largo.
A decisão do governador Renan Filho e do vice-governador e secretário da Educação Luciano Barbosa de escolher os gerentes entre os diretores com o melhor Ideb visa reconhecer o trabalho de educadores cujo desempenho contribuiu para a melhoria dos índices educacionais do Estado.
“Os coordenadores regionais, como eram chamados, na maioria das vezes, eram indicados politicamente e entendemos que este processo não poderia mais acontecer desta forma. Queríamos que o gerente fosse o elo entre as escolas e a Seduc e nada melhor do que a escolha ser por mérito, não importando se da rede estadual ou municipal. Por esse motivo, adotamos o Ideb como indicativo de boa gestão”, diz Luciano Barbosa.
Seleção
Para cada Gere, foram convocados, em média, quatro candidatos, os quais são gestores das escolas com as melhores pontuações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos inicias e finais do Ensino Fundamental em sua região. A escolha do/da gerente se dará por meio de entrevista, análise curricular e apresentação de plano de gestão.
De acordo com o edital, as entrevistas com os candidatos acontecem entre os dias 25 e 26 de janeiro na Seduc. O processo será dividido em três etapas e, após a realização destas, será selecionado um gestor em cada uma das 13 Geres, os quais serão nomeados e empossados pelo governador Renan Filho para cumprir um mandato de dois anos. Passados os dois anos, uma nova seleção será realizada com base nos resultados do Ideb 2017.
Mais informações sobre o processo seletivo e a lista das escolas convocadas para o processo seletivo podem ser encontradas no edital, disponível no site do Diário Oficial (DOE) www.doeal.com.br e da Seduc http://www.educacao.al.gov.br/ .
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira