Geral
Artesãos de AL são homenageados por alunos do ensino fundamental


Sedetur também lançou Catálogo do Artesanato Alagoano com informações sobre todas as tipologias artesanais do Estado, além das histórias dos mestres artesãos. Foto: Jonathan Lins
Os alunos das turmas do sexto e sétimo ano da Escola de Ensino Fundamental Paulo Freire, situada no bairro da Serraria, em Maceió, conheceram um pouco mais sobre o trabalho e a trajetória de dois artesãos alagoanos. Os ceramistas Maria Corá e João das Alagoas foram homenageados por um projeto desenvolvido na instituição de ensino, com o intuito de valorizar os artistas e a produção local.
Além de estudarem sobre a história de cada artesão, os estudantes aliaram o conhecimento teórico à prática, participando de oficinas de artesanato com cerâmica e produzindo, com o auxílio dos professores, diversas peças de decoração em argila.
Para a coordenadora da escola e professora das turmas, Márcia Santos, a homenagem apresenta às crianças e adolescentes a diversidade da cultura alagoana.“Todos os anos escolhemos um artista de Alagoas para homenagearmos. Trabalhamos com músicos, escritores, médicos. Dessa vez, os professores e a direção tiveram a ideia de fazer diferente, escolhendo alguém mais próximo e que desenvolvesse um trabalho que faça ainda mais parte da realidade destes alunos, como o artesanato”, explicou a professora.
Maria Corá, artesã homenageada que trabalha com cerâmica há 14 anos, ressaltou a importância de inserir a produção artesanal em ambientes educacionais. “Sinto-me lisonjeada com a homenagem e pretendo agradecer à instituição e aos alunos tamanho carinho. Estou em contato com os professores para ir até lá, conversar um pouco com essas crianças, falar da importância de repassar nossos saberes culturais para os mais jovens e da diversidade do artesanato de Alagoas. Além disso, pretendo mostrar o processo do trabalho com o barro, desde a matéria-prima até a finalização das peças”, ressaltou Maria Corá.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) tem atuado em diversas frentes para promover o artesanato em Alagoas. Em abril deste ano, a Sedetur tornou público o edital de seleção dos artesãos para a participação nas três feiras que o Estado participou (PE, SP e MG).
A Secretaria lançou também, durante a Fenearte em julho, o novo Catálogo do Artesanato Alagoano, com informações sobre todas as tipologias artesanais do Estado, além das histórias dos mestres artesãos.
De acordo com a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos, cumpre ao Governo de Alagoas o papel de fomentar a arte popular alagoana. “A concepção do novo Catálogo do Artesanato e a participação de Alagoas nas principais feiras do País promoveram a nossa arte nacional e internacionalmente, fazendo com que atingíssemos números extremamente positivos em comercialização e divulgação da arte popular alagoana”, afirmou Daniela Vasconcelos.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B