Geral
Estado discute metodologia e ampliação de pesquisa sobre fendas orais
A assistência à pessoa com fendas orais é tema de uma pesquisa capitaneada pela professora do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Isabella Monlleó e, foi foco de uma reunião realizada nesta segunda-feira (5), na sede da Gerência de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
O encontro reuniu técnicos da área e responsáveis pelo Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS). De acordo com a gerente de Atenção Primária, Tânia Queiroz, o PPSUS é uma iniciativa para o incentivo à pesquisa voltada para a realidade do Sistema Único de Saúde.
“As pesquisas aprovadas pelo projeto possuem como norte sua aplicabilidade no sistema. Com isso, busca-se um avanço na assistência à saúde, além de contribuir com a construção social do conhecimento”, destacou Tânia.
Na ocasião, a professora Isabela Monlleó, destacou que o distúrbio é muito comum e, é registrado em um recém-nascido a cada 2,5 minutos no mundo. “Em Alagoas, foi identificado muitos casos recorrentes em uma mesma família, uma característica local”, frisou.

A pesquisadora ressaltou que com o projeto foi organizado um fluxo de atendimentos aos portadores dessa condição, nas cidades de Santana do Ipanema, Maceió e Arapiraca. “Com o sucesso das primeiras fases do projeto, estamos estudando a ampliação para outros municípios”, afirmou a professora.
A professora enfatizou o papel do PPSUS no financiamento de pesquisas voltadas para a realidade dos usuários do SUS. “É essencial para a comunidade acadêmica buscar resultados junto à população, para a evolução da assistência à saúde e o bem estar de todos”, finalizou Isabella.
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
2ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
3LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo
-
4POLÍTICA
Marco Rubio articulou saída de Flávio Bolsonaro do Brasil, diz aliado
-
5ELEIÇÕES 2026 | FUTEBOL E POLÍTICA
Torcidas organizadas do Palmeiras, finalista da Libertadores, participam de ato pela reeleição de Lula na Avenida Paulista; veja imagens