Geral
MEI deve realizar consulta prévia para evitar problemas futuros, alerta Juceal


Procedimento dá ao empresário a confirmação de que a empresa está instalada em local permitido. Ascom/Juceal
Dispensar a consulta prévia pode acarretar problemas futuros, como exercer as atividades de locais não permitidos. Esse é o alerta que a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) vem fazendo aos Microempreendedores Individuais (MEI) a fim de orientá-los quanto à importância de verificar previamente o local de exercício das atividades e manter o empreendimento regular perante os órgãos licenciadores.
Com a realização da consulta prévia, o MEI – empresário que tenha o faturamento anual de até 60 mil por ano e não tenha participação em outra empresa – verifica junto à Prefeitura do município se pode exercer determinada atividade no endereço informado. Com a consulta, o empresário fica isento de possíveis autuações e multas por estar alocado em local indevido para as atividades exercidas.
A consulta prévia deve ser realizada no Portal Facilita Alagoas e, em seguida, o empresário deve prosseguir com o registro da empresa por meio do Portal do Empreendedor. Após a formalização, o empresário deve realizar a legalização do empreendimento perante os órgãos licenciadores competentes, executada também no Portal Facilita Alagoas.
De acordo com o gerente do suporte do Portal Facilita Alagoas, Edmundo Lins, o empresário deve realizar a consulta prévia mesmo que não seja obrigatório.
“Além de saber se ele pode exercer as atividades naquele local, o empresário terá mais facilidade para adquirir os documentos referentes à legalização do empreendimento. É bem mais fácil conseguir os alvarás de localização e funcionamento com a consulta prévia, do que sem ela. O empresário terá a confirmação de que o estabelecimento está instalado de forma legal”, explicou Lins.
Por ano, são abertos mais de 10 mil MEIs, representando cerca de 70% dos negócios constituídos em Alagoas.
Mais lidas
-
1EUA
O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um "diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA".
-
2POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5ESTREIA
The Voice Brasil estreia no SBT com Tiago Leifert e Boninho em nova fase ao lado da Disney+