Geral
Mandioca pode substituir a cana em algumas áreas de Alagoas

Um grupo de produtores de cana dos municípios de Murici, Marechal Deodoro, Fleixeiras, Joaquim Gomes, Teotônio Vilela, Junqueiro, entre outros, participou de um encontro com técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) para conhecer as potencialidades da cultura da mandioca. O evento foi realizado, em Arapiraca, na sede da Cooperativa Agropecuária de Campo Grande (Coopeagro).
Os produtores, que pretendem diversificar a produção da cana de açúcar com a cultura da mandioca, foram acompanhados por técnicos da Superintendência da Inclusão Produtiva da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), onde conheceram de perto as vantagens da cadeia produtiva da mandioca.
Para o superintendente da da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Israel Moura, o incentivo do Governo de Alagoas aos produtores que querem optar pela diversificação da cultura da mandioca, além de incentivar a produção vai, sobretudo, fortalecer a agricultura familiar nas regiões.
Como explica o técnico da Seagri, Nelson Vieira, que acompanhou o grupo, os produtores tiveram a oportunidade de conhecer o processo de industrialização da fecularia do Agreste, a viabilidade do setor e as vantagens da mandioca para o processo de diversificação.
Durante a visita à sede da Cooperativa Agropecuária de Campo Grande (Coopeagro), em Arapiraca, os produtores também tiveram a oportunidade de conhecer alguns produtos, como a goma, a fécula, polvilho doce, polvilho azedo e a farinha industrial.
Entre as vantagens da cadeia produtiva da mandioca em relação às outras culturas, apresentadas ao grupo de produtores de cana, estão a redução de custo, já que a semente é fornecida pela própria estrutura da planta, dispensa o uso de agrotóxico na manejo da cultura, aproveitamento integral da planta, mercado para demanda da produção, as folhas e ramos servem como fonte de proteína para o consumo animal, além da produção ser o ano inteiro.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira