Geral
Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados com a saúde do homem


O homem é mais propenso a se envolver em episódios violentos sendo o principal agressor e vítima. (Foto: Carla Cleto)
Apesar do aumento por assistência e cuidados preventivos, os homens ainda negligenciam a própria saúde. E para alertar essa parcela da população a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta para os cuidados e ações que devem ser adotados por eles para garantir uma vida mais saudável.
De acordo com o médico e responsável técnico pelo setor de saúde do homem da Sesau, Marcos Martins, o homem ainda possui uma expectativa de vida menor do que a mulher. “Este fato se deve principalmente à falta de cuidado que os homens exibem quase como uma característica cultural”, explicou o médico.
O homem possui uma expectativa de vida menor que a mulher, sendo o primeiro lugar no ranking da mortalidade humana, com uma expectativa de vida 7,3 anos menor que a da mulher de acordo com dados do IBGE.
“Em Alagoas a principal causa de morte entre jovens de 15 a 35 anos é a violência, em segundo vem às doenças cardiovasculares. O homem é mais propenso a se envolver em episódios violentos sendo o principal agressor e vítima dessas situações”, destacou Marcos Martins.
O médico explicou que os homens devem adotar um estilo de vida mais saudável com a prática de exercícios físicos regulares, a alimentação balanceada, evitar o consumo excessivo de álcool e cigarros. “O homem deve procurar as unidades de saúde da Atenção Básica preventivamente, onde serão orientados sobre os exames e cuidados que devem adotar”.
Já a médica geriatra da Sesau, Helen Arruda, ressaltou que a diferença entre a expectativa de vida do homem em relação à mulher é ainda maior em Alagoas. “No Estado as mulheres possuem uma expectativa de vida de 75,3 anos em contraste com os homens que alcançam, em média, 65,8 anos.
“Alagoas possui uma diferença de 9,5 anos, bem maior do que a média nacional, os homens precisam internalizar o cuidado com a saúde e adotar a prevenção como estilo de vida”, ensinou a médica.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira