Geral
Ex-oficial apela contra sentença por atuação em Auschwitz

O ex-oficial nazista Reinhold Hanning, de 94 anos, que foi condenado a cinco anos de prisão por ser cúmplice do extermínio no campo de concentração de Auschwitz, entrou com recurso contra a pena. O tribunal de Detmold, na Alemanha, anunciou em comunicado nesta segunda-feira, dia 27, que os advogados de Hanning apelaram contra a sentença anunciada em 17 de junho.
Enquanto isso, familiares de vítimas pedem a revisão da pena.
Ele permanecerá livre até que o processo de apelação seja concluído. O ex-oficial foi acusado de ter colaborado para a morte de cerca de 170 mil judeus no campo de concentração entre 1943 e 1944. Segundo a Promotoria, Hanning atuou dentro da Totenkopfverband, a divisão encarregada pelo extermínio dentro da SS, a guarda nazista. Ele teria ajudado a selecionar quais prisioneiros seriam mortos.
O idoso, que tinha 20 anos na época, já admitiu ter trabalhado no campo de concentração, mas negou qualquer envolvimento com as mortes no local. Hanning, que atuava como guarda no local, provavelmente será a última pessoa condenada pelas atrocidades durante o Holocausto.
(ANSA)
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B