Geral
Renan Filho discute implantação das audiências de custódia
Hoje, a população prisional do país é de cerca de 600 mil detentos. Em média, cada um custa ao Estado R$ 3 mil/mês, sem contar os gastos com pessoal e manutenção do sistema. Apesar do investimento, os índices de reincidência seguem altos. Há algo de errado no modelo adotado. Como alternativa, o Conselho Nacional de Justiça tem proposto a audiência de custódia.
A experiência foi apresentada nesta segunda-feira, 17, ao governador Renan Filho. Veio a Alagoas, como representante do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ricardo Lewandowski, o juiz Luís Geraldo Santa’ana Lanfredi.
Acompanhado do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Washington Luiz Damasceno, o magistrado trouxe detalhes do modelo e propôs a parceria entre Executivo e Judiciário estaduais para a implantação local. Outros 12 estados já aderiram à iniciativa.
“A audiência de custódia permite um filtro melhor da porta de entrada do sistema prisional. Parte da constatação que estamos prendendo muito, mas estamos prendendo mal. Com a prisão, não conseguimos aplacar o sentimento de insegurança da sociedade”, explicou Luís Geral Lanfredi.
De acordo com o magistrado, o projeto pretende levar imediatamente o preso em flagrante ao contato do juiz, promotor, defensor ou advogado, para que se possa ter a ideia se ele, o preso, realmente merece continuar encarcerado ou não.
Renan Filho avaliou a iniciativa como muito positiva.
“A ideia do presidente do STF é fundamental para o país. Encarcerar pessoas é caro e tem corrigido pouco no atual modelo do Brasil. Penas alternativas, que garantam a paz, preservem o direito das pessoas de viver em sociedade, são de extrema importância para que nós vivamos um novo momento”, declarou o governador.
O governo do Estado estará ao lado do Judiciário na implantação das audiências de custódia. O programa deve ser inaugurado em Alagoas ainda em outubro, com a presença do ministro Ricardo Lewandowski.
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2POLÍTICA
Augusto Cury entra no estúdio da Band e deve participar de debate
-
3TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação
-
4ESPORTE
Leila tira foto com enteado e camisa do Vasco antes do jogo do Palmeiras
-
5AERONÁUTICA
Aviões leves na Itália conseguem decolar sem pilotos nem motores ligados
