Geral
Ampliar pecuária de corte é uma das metas do Estado para o setor

Melhoramento genético do rebanho, por meio de inovações tecnológicas sustentáveis , a rastreabilidade e a segurança alimentar da carne produzida em Alagoas devem ser priorizadas (Foto: Ascom Seagri)
O secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, se reuniu nesta segunda-feira, 23, com representantes do segmento agropecuário. Em debate as demandas necessárias para o melhoramento da cadeia produtiva da pecuária de corte.
O encontro, no auditório da Federação Aquática do Estado de Alagoas (Faeal), faz parte da agenda de reuniões setoriais promovidas pelo Governo do Estado por meio da Seapa. “A agenda setorial é fundamental para o planejamento de ações e políticas públicas que tragam soluções definitivas para o setor.
Questões como o melhoramento genético do rebanho, por meio de inovações tecnológicas sustentáveis , a rastreabilidade e a segurança alimentar da carne produzida em Alagoas precisam ser priorizadas”, disse Vasconcelos.
Outro ponto enfatizado pelo gestor da Seapa foi a importância da regionalização qualificada dos matadouros. “Nossa preocupação é apontar alternativas para o atendimento às demandas municipais dentro do que prevê a legislação e as normas de certificação. Precisamos trabalhar com a perspectiva de armazenamento de alimentos e, principalmente, precisamos buscar parceiros para viabilizar projetos”, disse o secretário, que apontou a instalação do FrigoVale em Arapiraca como iniciativa importante no processo de regionalização do abate certificado.
Com capacidade para abate de 10 mil animais/mês , a empresa que passa por reforma e ampliação da estrutura física, com instalação de equipamentos de ponta, tem a concessão do matadouro de Arapiraca pelos próximos 25 anos.
O presidente da Associação dos Criadores de Alagoas, Domicio Silva, reiterou a preocupação com a regularização dos abates .”Nossa expectativa é a de que essa gestão consiga implementar um plano de abate para o estado com ações a médio e longo prazos “, disse Silva.
A presença do deputado estadual Bruno Toledo (PSDB) no encontro reforçou a importância da participação parlamentar para o desenvolvimento de políticas voltadas para o segmento agropecuário. “Estou à disposição para contribuir com o avanço da agricultura e da pecuária alagoana. Acredito que o setor é fundamental para a economia local e a escolha de Álvaro Vasconcelos como gestor da pasta foi uma decisão extremamente acertada pelo amplo conhecimento que ele detém sobre os assuntos ligados à agricultura e pecuária”.
O encontro, que reuniu agentes financiadores (Bancos do Nordeste, Brasil e Caixa Econômica) e Desenvolve, foi encerrado com a distribuição entre os produtores de 20 lotes de sêmen de animais da raça Aberdeen Angus. A iniciativa foi viabilizada por meio de parcerias entre a Secretaria de Estado da Agricultura e as empresas ABS Pecplan e a Alta Genética.
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2POLÍTICA
Augusto Cury entra no estúdio da Band e deve participar de debate
-
3TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação
-
4ESPORTE
Leila tira foto com enteado e camisa do Vasco antes do jogo do Palmeiras
-
5AERONÁUTICA
Aviões leves na Itália conseguem decolar sem pilotos nem motores ligados