Geral
IMA divulga primeiro relatório de balneabilidade das praias
O primeiro relatório de balneabilidade de 60 trechos da costa alagoana é divulgado hoje (30) pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e aponta que apenas cinco locais estão impróprios para banho, enquanto 55 podem continuar sendo aproveitados pelos banhistas. O trabalho foi retomado essa semana pela equipe de técnicos da diretoria de laboratório.
As coletas foram feitas nos dias 27 e 28 de janeiro, quando houve incidência de chuvas em Maceió, assim como no litoral norte e no litoral sul do estado. Segundo o coordenador do Gerenciamento Costeiro do Instituto, Ricardo César, as chuvas influenciam diretamente nas condições das praias, principalmente onde há fozes de rios que passam por áreas urbanas. Todavia, o volume pluviométrico nessas regiões é baixo, nessa época do ano.
Dessa forma, o documento aponta que entre os 18 trechos de praias do litoral sul, apenas um foi considerado impróprio. Em Maceió, dos 20 pontos onde foram feitas as coletas, três deles devem ser evitados pelos banhistas. No litoral norte, apenas um trecho foi considerado impróprio, entre os 22 analisados.
O relatório da balneabilidade é produzido semanalmente com base no que determina a resolução nº 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelece os critérios de classificação quanto a própria ou imprópria para banho, a partir das análises em cinco semanas consecutivas. Entretanto, como esse é o primeiro laudo produzido em 2015, a classificação dessa semana obedece apenas ao critério de presença de mais ou menos 1000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes por 100mL da amostra de água coletada.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido