Geral
Segurança Hídrica: Governo cumpre meta de 750 mil cisternas entregues em 2014

Uma cisterna é capaz de capaz de garantir água para atender uma família de 5 pessoas em um período de estiagem de aproximadamente 8 meses Foto: Ubirajara Machado / MDS
O programa Cisternas, que integra o Água Para Todos, cumpriu, com antecedência, a meta de construir 750mil cisternas entre 2011 e o fim de 2014, chegando a 750.565 em outubro.
A iniciativa do governo federal é um enfrentamento direto dos efeitos da seca no Brasil. Mais de três milhões de pessoas foram beneficiadas em 1.510 municípios, distribuídos nos nove estados do Nordeste e em Minas Gerais, no Sudeste.
Só no mês de outubro, foram feitas 24,7 mil entregas, com média de 798 cisternas/dia. Com a meta alcançada, as novas unidades contam com um capacidade de armazenamento de 12 bilhões de litros. De 2003 até outubro, o governo construiu 1,08 milhão de cisternas.
Programa Cisternas
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), desde 2003, financia a construção de cisternas de placas de cimento, principalmente na região do Semiárido brasileiro.
Trata-se de uma tecnologia simples e de baixo custo, na qual a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada em um reservatório de 16 mil litros, capaz de garantir água para atender uma família de cinco pessoas em um período de estiagem de aproximadamente oito meses.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado