Geral

Artesãos de 20 municípios alagoanos participam do Salão Mãos do Brasil

12/12/2014
Artesãos de 20 municípios alagoanos participam do Salão Mãos do Brasil

Produtos alagoanos estarão expostos no Salão Mãos do Brasil (Foto Arquivo)

Produtos alagoanos estarão expostos no Salão Mãos do Brasil (Foto Arquivo)

   Integrando o grupo de artesãos dos 27 estados brasileiros, mais de 300 profissionais de 20 municípios alagoanos participam, a partir desta sexta-feira (12), do Salão Mãos do Brasil, evento que segue até o próximo dia 20 no Pavilhão de Exposições Oeste do Anhembi, em São Paulo. Na ocasião será promovida uma troca de experiência sobre diferentes culturas, tradições e técnicas de produção.
Depois de passar por um processo de seleção realizado pela Secretaria do Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), por meio das ações do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) em Alagoas, as artesãs têm a oportunidade de expor e comercializar seus produtos na capital paulista em uma das datas mais movimentadas do mercado. O filé, as esculturas, a palha de Ouricuri e taboa, o labirinto, os quadros e artefatos de madeira serão algumas das tipologias apresentadas.
Associações e cooperativas de Maceió, Capela, Batalha, Boca da Mata, Coruripe, Penedo, Maravilha e outros municípios alagoanos irão representar o artesanato do Estado durante o evento. Além da comercialização, os profissionais serão também capacitados, a fim de assegurar maior competitividade e integração entre os diferentes segmentos produtivos no processo de inserção no mercado.
De acordo com a diretora de Design e Artesanato da Seplande, Dyslene Teles, esse é um momento de estimular o potencial de crescimento dos artesãos e ao mesmo tempo difundir a cultural local. “Com esse trabalho, conseguimos colocar esses profissionais em contato direto com clientes e fornecedores de outras regiões. Dessa forma, o PAB cumpre com o seu papel atuando como estruturador da cadeira produtiva do artesanato brasileiro, garantindo oportunidades de trabalho e renda, além de estimular o espírito empreendedor nos artesãos”, destaca.
O encontro é uma iniciativa da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, por meio das Coordenadorias Estaduais do PAB. Nesta edição, os artesãos contam ainda com um espaço destinado à cultura e comida típica de cada estado.