Geral
Municípios alagoanos recebem quiosques digitais com completa estrutura
As chaves de nove quiosques digitais foram entregues na manhã desta segunda-feira (1º) a quatro municípios alagoanos pelo governador Teotonio Vilela Filho. O evento aconteceu na Associação Comercial de Alagoas, tendo a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti) como anfitriã.
Quebrangulo, Paulo Jacinto, Palmeira dos Índios e Viçosa foram os municípios contemplados com um, dois e três quiosques respectivamente. Eles fazem parte do Programa Alagoano de Inclusão Digital e vão contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas de tecnologia da informação e comunicação para inclusão digital. Os quiosques consistem em uma pequena estrutura física equipada com cinco computadores com toda estrutura de rede e conexão à internet.
“O meu Governo sempre colaborou com a ciência e a tecnologia em Alagoas oferecendo não só condições de acesso, mas criando um ambiente criativo para os que tem talento para a área. Prova disso é que o nosso Estado tem despontado no cenário de tecnologia da informação nos últimos anos apresentando qualidade nas startups e empresas do segmento com seus projetos e aplicativos inovadores”, afirmou o governador.
No caso do município de Quebrangulo, 202 famílias serão beneficiadas com o acesso livre à internet do quiosque. “Hoje a tecnologia é a base de qualquer profissão e quem não tem o domínio da internet está excluído do mercado de trabalho. Diante disso, a minha função como gestor é facilitar esse acesso”, reconhece o prefeito Manoel Tenório.
Além dos quiosques, também fazem parte do Programa Alagoano de Inclusão Digital a Alfabetização Digital e os Telecentros, que hoje somam 62 unidades distribuídas pelo Estado, mas serão 70 até o final do ano.
Em 2005, apenas 5% tinham acesso à internet em Alagoas, atualmente esse número chega a 34%. “Estávamos muito abaixo da média nacional e hoje, graças à governança colaborativa existente entre o governo estadual, municípios e entidades, somos o Estado que mais ampliou a inclusão digital. Segundo dados do IBGE, avançamos em 400%”, exemplificou Setton.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
