Geral
Patrimônio Vivo de Alagoas, morre em Maceió Mestre Raul Vicente

Mestre Raul Vicente de Queiroz, 86 anos, violeiro, repentista e escritor deixa importante legado na cultura de Alagoas (Foto: Ascom Secult)
O mestre Raul Vicente de Queiroz, 86 anos, violeiro, repentista e escritor, faleceu no último sábado (01) na região Metropolitana de Maceió, em decorrência de problemas pulmonares. O enterro ocorreu na tarde de domingo (02) no Cemitério de São José, no bairro do Trapiche da Barra. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) só foi informada na manhã desta terça-feira (4) e lamenta a morte.
Raul Vicente de Queiroz obteve em agosto de 2010 reconhecimento por meio do Registro do Patrimônio Vivo, concedido pelo Estado de Alagoas, através da Secult.
Natural de Pernambuco veio para Alagoas para fundar a Associação dos Trovadores e Violeiros, da qual foi Presidente durante 16 anos. Nasceu com o dom da poesia e já escreveu vários cordéis; em 2008 editou o livro “Brasão Poético de Cultura Popular”. Começou a tocar com 20 anos de idade e há mais de 50 anos era repentista. Ele representou Alagoas em diversos festivais e vários eventos em municípios alagoanos.
Segundo Neildo Marcelino Dantas, atual Presidente da Associação dos Trovadores e Violeiros de Alagoas, Raul Vicente não estava bem de saúde havia 4 (quatro) meses, desde então de cama após uma cirurgia de próstata. “É uma grande perda para a nossa cultura. Foi um grande homem. Era pernambucano, mas dedicou sua vida a Alagoas”, lamenta.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal