Geral
Município de Feliz Deserto recebe caminhão do artesanato
Nos dias 21 e 22 de setembro, a população de Feliz Deserto e de municípios vizinhos puderam conhecer um pouco mais da riqueza do artesanato de Alagoas. Durante o tradicional Festival do Massunim, o caminhão Alagoas à Mão Itinerante levou o trabalho de diversos artesãos para a cidade. A iniciativa ajuda a colocar os artesanatos locais em evidência, além de facilitar o acesso às peças produzidas pelos alagoanos, fortalecendo a cadeia produtiva do Estado.
Mais de 160 artesãos foram beneficiados com a ação. O veículo levou ao município produtos de fibra da taboa, a renda tenerife, os bordados de filé, as conhecidas sandálias xô boi, os sabonetes de leite de cabra, esculturas recicláveis e algumas bijuterias. Entre os municípios representados estão Batalha, Maceió, Limoeiro de Anadia, Coruripe, Feliz Deserto, União dos Palmares, Maravilha e Boca da Mata.
Para a diretora de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Dyslene Teles, a população se mostrou bastante interessada nos produtos expostos. “Os moradores da região e os turistas ficaram encantados com os produtos, o caminhão e a iniciativa do Governo de Alagoas. A expectativa é que, com a continuidade dessas ações, os produtos sejam cada vez mais comercializados e, assim, mais conhecidos”, comenta a coordenadora.
O caminhão-loja e o caminhão baú, destinado ao transporte das peças artesanais a feiras e eventos, foram adquiridos em junho deste ano em uma ação conjunta da Seplande, por meio do programa Alagoas Tem Pressa, com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Para a compra dos veículos, foi necessário um investimento de, aproximadamente, R$ 345 mil, derivados do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e do Distrito Federal (Proinveste).
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2POLÍTICA
Augusto Cury entra no estúdio da Band e deve participar de debate
-
3TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação
-
4ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
5ESPORTE
Leila tira foto com enteado e camisa do Vasco antes do jogo do Palmeiras
