Geral
Inclusão produtiva chega ao Semiárido graças ao Fundo de Erradicação da miséria

Financiar a dinamização da produção de grãos dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas é um dos objetivos do Fecoep (Fotos: arquivo Secom)
Desde 2009, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) tem tido uma participação preponderante na inclusão produtiva de milhares de alagoanos à margem do desenvolvimento social. Graças aos recursos oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), o órgão tem realizado o projeto de inclusão produtiva e desenvolvimento de capacidades locais.
A finalidade é dinamizar a produção de grãos dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas. Esse programa, além de beneficiar milhares de famílias de agricultores, reflete significativamente na segurança alimentar das populações em situação de vulnerabilidade social e econômica e no aumento da renda no ambiente rural, mediante a geração de novas oportunidades de emprego e do fortalecimento de bancos comunitários de sementes.
“As famílias envolvidas passam a ter cidadania, diversificar a produção com alimentos agroecológicos e autossustentáveis e são inseridas no processo de comercialização e melhoria da renda”, diz a Diretora de Pesquisa da Emater em Alagoas, Cristina Cavalcante Félix.
Através do programa, foram realizadas 570 capacitações dos agricultores familiares para organização dos Bancos Comunitários de Sementes, realização de 12 capacitações para técnicos e gestores, capacitação para confecção de silo de zinco: confecção de 1.140 silos de zinco, sendo distribuídos dois por comunidade, aquisição de 90 novas batedeiras de cereais e 13 peneiras vibratórias que são essenciais para o desenvolvimento das ações dos bancos de sementes e ferramentas fortalecendo a agricultura familiar.
Para realizar essas ações, o Fecoep investiu cerca de R$ 4.123.000,00, entre 2009 e 2014 em 41 municípios na região do semiárido alagoano.
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão
-
3GASTRONOMIA
Comida di Buteco valoriza verduras em petiscos na 19ª edição; conheça as novidades dos bares
-
4FUTEBOL
Avaí arranca empate com o Sport no último lance na Ilha do Retiro pela Série B
-
5ECONOMIA E PREVIDÊNCIA
INSS inicia pagamento antecipado do 13º salário em 24 de abril; confira o calendário