Geral
Servidores públicos participam de curso sobre prevenção de acidentes de trabalho
Membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e dos Ambulatórios 24 Horas Denilma Bulhões, João Fireman e Assis Chateaubriand iniciaram nesta quarta-feira (13) um treinamento sobre prevenção em acidentes de trabalho em órgãos públicos. O curso, que está sendo realizado no Núcleo de Educação Permanente (NEP), é realizado pela Coordenadoria Setorial de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Segundo o engenheiro de Segurança do Trabalho, do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass), Wilson José de Souza, o curso tem o objetivo de preparar os membros da Cipa para atuar na prevenção em acidentes de trabalho. “Durante o curso, eles terão um visão ampla do que é acidente de trabalho e vão atuar para que o incidente não ocorra”, explicou Wilson José.
Para o técnico de segurança no trabalho do Nass, João de Jesus Santos, o curso é fundamental para que os servidores se tornem conhecedores da legislação sobre a saúde e ambiente de trabalho e, com isso, possa ajudar as gestões na prevenção de doenças e também serem parceiros na hora de resolver as questões no ambiente do trabalho.
Neste primeiro módulo, os servidores participaram de uma discussão que enfatizou o principal objetivo do cipeiro na instituição em que trabalha, além da Norma Regulamentadora NR-5, que menciona as questões da constituição da Cipa, organização, atribuições, funcionamento e processo eleitoral.
Prevenir acidentes
Durante todo o período do curso, além das questões sobre acidente de trabalho em cada local específico, principalmente sobre os riscos de acidentes, também será discutida a Lei estadual 7.492, sancionada no dia 14 de junho do ano passado, que expressa sobre a Política Estadual de Saúde do Trabalhador. A legislação vale para todos os trabalhadores, independente da localização urbana ou rural, da forma de inserção no mercado e do vínculo empregatício.
Módulos
De acordo com o cronograma de atividades do curso vários módulos vão ser discutidos: segurança no trabalho, Legislação Trabalhista e Previdenciária, acidente de trabalho, conceitos e definições aplicados – ergonomia, insalubridade, periculosidade -, riscos ambientais, inspeção de segurança, investigação e análise de acidente, equipamentos de proteção individual, equipamentos de proteção coletiva, além de prevenção e segurança no trabalho.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
