Geral
Fórum da Igreja Católica discute os números da violência em Alagoas
A violência é um assunto que sempre esta em pauta na mídia e nos grupos de pessoas que dividem pequenos ambientes de convivência, como o trabalho. Por isso, o Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) está promovendo na noite desta terça-feira (25) um fórum para e apontar soluções de combate à violência que possam ser utilizadas pelas pessoas comuns diariamente.
Pensando nisso, o MCC convidou o promotor Alfredo Gaspar de Mendonça, membro do Grupo Especial de Combate as Organizações Criminosas, o GECOC, do Ministério Público (MP) e o padre Manoel Henrique, membro da Comissão da Verdade Jaime Myranda, comissão criada para investigar o período da ditadura militar, corrigindo erros históricos sobre o desaparecimento de alagoanos.
O coordenador do MCC, Jorge Lemos, lembra que não de trata de uma discussão apenas por uma manchete de televisão, já que a igreja está inserida em ações sociais de transformação, e que pode assim cobrar uma mudança aos líderes políticos de forma organizada.
“Esse evento pode trazer esclarecimento para grande parte das pessoas. Como ele nós poderemos mostrar que a violência esta mais perto da gente do que a gente esperava, chegando a todos os lares independente de classe social”, avaliou.
Lemos lembrou ainda que o assunto também pode ser inserido dentro da Campanha da Fraternidade, campanha desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que chama a atenção para pontos importantes socialmente.
“É só olhar os temas das Campanhas da Fraternidade de anos anteriores e pode-se ver que a violência é um assunto recorrente, mas desta vez o fato de Maceió ser a cidade mais violenta do Brasil e a 5ª mais violenta do mundo foi apenas uma coincidência”, alerta ele.
O cursilho
Originado na ilha de Mayllorca, região leste do litoral espanhol, o MCC atua em diversos países do mundo. Ao todo o movimento está inserido em mais de 50 países, inclusive no Brasil, onde atua há 52 anos, 42 destes em Alagoas. “O MCC está inserido em vários seguimentos da sociedade civil formando líderes que aturam em outros movimentos da igreja e em organizações sociais”, explicou.
Mais lidas
-
1GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
2MACEIÓ
Servidores cobram JHC por caso Banco Master e perdas salariais
-
3TÊNIS INTERNACIONAL
Sinner pode quebrar dois recordes históricos se vencer Ruud na final do Masters 1000 de Roma
-
4POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
5DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea