Geral
AL e BA discutem o fluxo de pacientes do Sertão alagoano que buscam atendimento em Paulo Afonso
Os secretários de Saúde dos municípios que integram a 9ª e10ª Regiões de Saúde participam nesta terça-feira (10) da reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), promovida pelas Secretarias de Saúde de Alagoas e Paulo Afonso (Bahia). Na pauta, a discussão sobre as referências assistenciais entre os estados o trânsito de pacientes do Sertão alagoano que buscam atendimento no município baiano. A reunião acontece às 14h, na Secretaria Municipal de Saúde Paulo Afonso (BA).
O técnico de Planejamento da Superintendência de Gestão e Participação Social, Joellyngton Medeiros, informou que, em 2011, 1300 pessoas do Sertão alagoano utilizaram o serviço de saúde de Paulo Afonso, causando uma despesa de R$1.700.000,00. Segundo Medeiros, no encontro com os gestores municipais das duas regiões, um dos principais pontos de discussão será sobre a organização dessa demanda.
Também participam do encontro, representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco, que também tem municípios que encaminham pacientes para a Bahia. De acordo com Joellyngton Medeiros, nessa reunião, os gestores tentarão construir uma agenda de estruturação e organização dos serviços, tendo como base o território sanitário interestadual, onde toda programação de serviço atende aos municípios alagoanos e pernambucanos e os da Bahia.
Acontecerá ainda uma reunião com os secretários de Saúde de Alagoas, Alexandre Toledo, Antônio Carlos Figueira (Pernambuco) e Jorge José Santos Pereira Solla (Bahia). Todas as propostas apresentadas na reunião com os secretários municipais serão apresentadas aos três gestores estaduais, em data a ser definida.
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal