Finanças
União Europeia conclui que produções de frango e mel do Brasil atendem requisitos para exportações
Relatório, porém, ainda não significa que o Brasil poderá voltar a exportar os dois produtos ao bloco
A Comissão Europeia considerou satisfatória a qualidade do sistema brasileiro de produção em relação às cadeias produtivas de aves e mel. Segundo o Ministério da Agricultura, o relatório final da auditoria realizada pelas autoridades sanitárias da União Europeia concluiu "que o arcabouço legal, os procedimentos, a capacitação dos fiscais e os controles oficiais brasileiros são capazes de fornecer as garantias exigidas pela legislação europeia".
A missão europeia fez visitas a vários estabelecimentos produtivos brasileiros de carne de aves e produtos avícolas e mel, e órgãos oficiais, entre 24 de agosto e 4 de setembro. Durante a auditoria, as autoridades puderam constatar a proibição do uso de antimicrobianos como promotores de crescimento e aumento de rendimento.
O ministério informou em nota que solicitou a inclusão do relatório na pauta da reunião técnica do Comitê Permanente de Plantas, Animais, Alimentos e Rações (Scopaff) da Comissão Europeia, responsável pela decisão final, que vai acontecer nos dias 20 e 21 de outubro de 2026.
A UE decidiu tirar o Brasil da lista de países que cumprem as suas regras sobre o uso de antimicrobianos na pecuária. Essas substâncias são usadas para tratar infecções em animais, mas o bloco proíbe seu uso para estimular o crescimento.
No dia 3 de setembro, começou a valer o embargo da União Europeia a produtos de origem animal do Brasil. Com a medida, o país fica impedido de exportar carne bovina, suína, frango, mel, pescados e ovos para as 27 nações do bloco.
Segundo a pasta, a avaliação positiva representa mais um passo no processo de reinclusão do Brasil na lista de fornecedores do bloco europeu. Desde a decisão anunciada pela União Europeia, em maio, o governo brasileiro mantém intenso diálogo político e técnico com as autoridades do bloco, disse a pasta.
"Em termos práticos, o resultado da auditoria não aponta impedimento técnico à reinclusão do Brasil na lista de países exportadores de carne de aves e mel para a União Europeia", disse o Ministério na nota.
A pasta aguarda, agora, o cumprimento, por parte da União Europeia, das etapas administrativas necessárias para a conclusão do processo.
"O Ministério mantém o diálogo técnico com as autoridades do bloco e acompanha as próximas etapas para a reinclusão do Brasil na lista de países autorizados a exportar carne de aves e mel ao bloco, que inclui o procedimento regulatório europeu necessário para essa retomada", informou a Agricultura.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
3CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
4CULTURA
Cantor Rick, da dupla com Renner, ostenta mansões nos Estados Unidos e interior de São Paulo; conheça
-
5INCLUSÃO DIGITAL
Ministério das Comunicações autoriza novos canais de TV aberta em dois municípios de Alagoas