Finanças
Hábitos sustentáveis no cotidiano, mas preços limitam escolhas dos consumidores, revela pesquisa
Sondagem ouviu 946 pessoas da Região Metropolitana do Rio
Entre os dias 21 e 31 de julho, uma sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) com 946 pessoas da Região Metropolitana do Rio mostra que práticas relacionadas à preservação ambiental estão presentes no dia a dia das pessoas.
A atitude mais citada pelos entrevistados foi fechar a torneira ao escovar os dentes ou lavar a louça (94,2% dos participantes). Em seguida, aparecem a reutilização de embalagens, potes e sacolas plásticas (84,6%), a escolha de produtos como lâmpadas LED e itens não descartáveis (81,6%) e a redução do uso de papel e produtos descartáveis (53,7%).
No caso de economia de recursos e consumo responsável, apagar as luzes ao sair de um recinto foi relatado por 94,1% das pessoas. Além disso, 77% afirmaram optar pelo transporte público ou bicicleta em vez do carro, e 72,2% afirmaram priorizar pequenos produtores, feiras ou comércio local . O consumo de produtos legalizados foi citado por 70,1%.
A pesquisa apontou ainda que houve redução da disposição para pagar mais por produtos e serviços de empresas com práticas socioambientais comprovadas. No ano passado, 48,9% declararam dar preferência a essas empresas mesmo com preço maior. Neste ano, o percentual caiu para 41,4%.
Ainda segundo a sondagem, 63% dos entrevistados afirmaram perceber que seus hábitos estão relacionados às mudanças climáticas . Outros 22,9% não associaram suas escolhas a isso, e 14,1% não responderam.
A destinação dos resíduos é também um dos principais desafios. Para 71,4%, o lixo coletado nas ruas está confuso. Apenas 18,3% afirmaram separar material orgânico do reciclável , enquanto 9,9% não souberam dizer.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
3CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
4SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
5CULTURA
Cantor Rick, da dupla com Renner, ostenta mansões nos Estados Unidos e interior de São Paulo; conheça