Finanças
Fies: pré-selecionados têm até terça-feira para complementar informações
MEC divulgou na quinta resultado da pré-seleção
Os pré-selecionados no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre deverão complementar as informações de suas inscrições a partir desta sexta-feira (31). O prazo vai até às 23h59 da próxima segunda-feira, 4 de agosto.
O procedimento deve ser feito no portal Gov.br , com login do portal.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista de pré-selecionados, nesta quinta-feira (30), no Fies .
Vagas
Em 2026, foram disponibilizadas 75,5 mil vagas, distribuídas em 1.274 instituições privadas de educação superior para ingresso em 28.741 cursos e turnos.
Nesta edição, o processo seletivo do Fies registrou 315.431 inscrições, de 127.175 inscritos. O MEC explica que cada candidato pode escolher até três opções de curso.
Dos mais de 127 mil inscritos, as mulheres representam 67,5% (85.867 candidaturas), e os homens envolvidos a 32,5% (41.308 inscritos).
Autodeclaradas pretas e pardas chegam a 55,5% do total feminino, enquanto, entre os homens, esse percentual chega a 60,5%. Ao todo, mais de 72 mil candidatos se autodeclararam pretos ou pardos, o equivalente a cerca de 57% do total. O processo seletivo também registrou a participação de 666 candidatos indígenas, 1.808 quilombolas e 5.248 pessoas com deficiência.
Ações afirmativas
O processo seletivo do Fies inclui a reserva de 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e com inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Os pré-selecionados que atenderem às regras do Fies Social poderão financiar até 100% dos encargos educacionais, ou que cobrem integralmente os valores das mensalidades.
Tanto no Fies quanto no Fies Social, há uma reserva de vagas para cotistas com os seguintes perfis: pessoas com deficiência (PCD), indígenas, quilombolas e autodeclarados pretos e pardos.
Lista de espera
Os candidatos que não foram pré-selecionados na chamada única ficam, automaticamente, na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observados a ordem de classificação.
Nessa etapa, a pré-seleção ocorrerá de 7 de agosto a 24 de setembro.
Fies
O Fies realiza anualmente dois processos seletivos regulares, um para o segundo o primeiro semestre e outro para o semestre, além de processos seletivos para vagas remanescentes.
Se ainda tiver dúvidas, o interessado pode entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800-61-6161.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
5BASTIDORES DO PODER
Jornalista levanta questionamentos sobre negócios de sogro de JHC, Mario Cândia em Alagoas e cobra transparência