Finanças
Vazamento expôs dados de 2,8 milhões de segurados do INSS, informa Dataprev
Estatal afirma que mais de 98% dos acessos envolveram informações de pessoas já falecidas
O vazamento de informações no sistema da Dataprev, estatal responsável pelo processamento de dados do INSS, atingiu 2,8 milhões de segurados, conforme comunicado da empresa nesta terça-feira. A falha ocorreu em 19 de abril devido a um problema na trava de segurança da plataforma Meu INSS, mas só veio a público na semana passada.
Na ocasião, a Dataprev não detalhou o número total de pessoas afetadas, justificando que a investigação ainda estava em andamento. Técnicos do governo estimaram, de forma reservada, que o incidente teria alcançado cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Segundo nota do INSS, aproximadamente 97% dos dados vazados pertencem a pessoas falecidas, enquanto cerca de 50 mil registros envolvem segurados sem registro de óbito. Já a Dataprev atualizou o percentual nesta terça-feira, informando que 98,19% dos acessos realizados eram referentes a pessoas falecidas.
O vazamento foi inicialmente revelado pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmado por Dataprev e INSS na semana passada.
Após a identificação do acesso indevido, os órgãos afirmaram ter tomado providências imediatas. A Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) também foi acionada rapidamente.
O INSS esclareceu que os acessos não resultaram em concessão de novos benefícios ou empréstimos fraudulentos. O órgão destacou ainda que tem reforçado as barreiras de segurança do sistema, como a exigência do uso de biometria facial.
"A concessão de qualquer benefício possui uma série de travas de segurança. O INSS tem reforçado seus controles internos a fim de oferecer maior segurança à análise de seus benefícios", afirmou a autarquia em nota.
Especialistas, no entanto, consideram a ocorrência grave, já que dados de quase três milhões de pessoas foram expostos e podem ser utilizados por criminosos. O banco de dados do INSS reúne informações como vínculos, filiação e CPFs.
"Como medida de proteção adicional, a Dataprev implementou novos controles de segurança com limites de acesso", informou a estatal.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
5ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas