Finanças
Apesar do fim da 'taxa das blusinhas', ICMS sobre compras internacionais continua valendo
Medida foi anunciada pelo presidente Lula nesta terça-feira. Imposto estadual permanece
O governo federal anunciou nesta terça-feira a isenção do imposto de importação para compras internacionais de até US$ 50, popularmente chamada de "taxa das blusinhas". A medida, que será formalizada por meio de medida provisória enviada ao Congresso Nacional, elimina a cobrança federal de 20% sobre esses produtos.
Apesar da novidade, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de competência estadual, permanece sendo cobrado. A alíquota do ICMS varia entre 17% e 20% na maioria dos estados brasileiros.
De acordo com convênio firmado pelo Comitê Nacional dos Secretários Estaduais de Fazenda (Comsefaz), cada estado pode escolher entre aplicar a alíquota de 17% ou de 20% sobre mercadorias importadas, sem necessidade de aprovação nas assembleias legislativas locais.
Entre as unidades da federação, apenas Amapá e Pará adotam tarifas diferentes, pois não aderiram ao convênio estabelecido em 2023 pelo Comsefaz.
A isenção da chamada taxa das blusinhas foi anunciada a cinco meses das eleições municipais.
Para compras internacionais acima de US$ 50, segue em vigor o imposto federal de 60% sobre o valor do produto.
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
4CURIOSIDADE INTERNACIONAL
Mulher bebe quase uma garrafa inteira de tequila para evitar descarte em aeroporto dos EUA
-
5PREVISÃO DO TEMPO
Como estará o tempo na hora do show de Shakira em Copacabana? Veja previsão