Finanças

Governo zera PIS e Cofins do diesel para conter alta provocada por conflito no Oriente Médio

Fazenda prepara nota técnica sobre impactos da valorização do barril de petróleo na economia brasileira; cotação supera US$ 100

Agência O Globo - 12/03/2026
Governo zera PIS e Cofins do diesel para conter alta provocada por conflito no Oriente Médio
- Foto: AP Foto/Hussein Malla

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (12) a decisão de zerar o PIS e a Cofins sobre o preço do diesel, medida que visa conter a alta do combustível diante dos ataques dos Estados Unidos e de Israel ao Irã.

O anúncio foi realizado no Palácio do Planalto pelos ministros Rui Costa (Casa Civil), Wellington César Lima e Silva (Justiça), Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Nos últimos dias, o Ministério da Fazenda elaborou uma nota técnica estimando os impactos do aumento do barril de petróleo na economia brasileira. Paralelamente, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que acompanha de perto as cadeias globais de suprimento de derivados de petróleo e a logística nacional de abastecimento.

Avaliação do governo

Segundo o governo Lula, as oscilações no preço internacional do petróleo estão, até o momento, dentro do previsto, embora haja grande volatilidade no mercado. Em nota, o MME afirmou que, “apesar do cenário de instabilidade, a exposição direta do Brasil ao conflito é considerada limitada”.

Nesta quarta-feira (11), o preço do petróleo voltou a subir, aproximando-se de US$ 100, após o novo líder supremo do Irã, Mojtaba Khamenei, declarar que o estreito de Ormuz permanecerá fechado por "muito tempo".

O estreito de Ormuz é uma rota estratégica para o escoamento do petróleo dos países do Golfo Pérsico e, no momento, opera com apenas 10% do tráfego habitual. Por essa passagem, circulam cerca de 20% do comércio global de petróleo.