Finanças
Lula e Boulos articulam reunião com Hugo Motta para aprovar fim da escala 6x1 ainda neste semestre
Encontro foi anunciado após presidente da Câmara enviar proposta para a CCJ nesta segunda-feira
O ministro Guilherme Boulos, da Secretaria-Geral da Presidência, afirmou nesta segunda-feira (9) que o presidente Lula pretende se reunir com Hugo Motta (Republicanos), presidente da Câmara dos Deputados, na próxima quinta-feira (12), para discutir o fim da escala de trabalho 6x1.
O anúncio do encontro ocorre após Motta encaminhar o texto da proposta de mudança para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara nesta segunda-feira.
— O governo segue na proposta de enviar um projeto de lei com urgência constitucional porque isso faria com que a votação pudesse ocorrer nos próximos meses. A urgência constitucional, em 60 dias, trava a pauta da Casa Legislativa se não for votada. Então a gente garante as condições para que seja votado — explicou Boulos durante evento em Mauá, na Grande São Paulo.
Boulos ressaltou que a expectativa do governo é que a medida seja votada preferencialmente antes das eleições de outubro.
— O objetivo do presidente Lula é votar o fim da escala 6x1 ainda neste semestre, ainda este ano, com uma perspectiva muito clara. É lógico, todo processo tem negociação. Mas nós não abrimos mão de um máximo de 5x2, da redução da jornada para 40 horas semanais e também de não ter redução de salário — afirmou o ministro.
A movimentação representa mais um avanço na tramitação do tema na Câmara e ocorre em meio ao esforço da Casa para se alinhar a pautas de grande apelo popular, especialmente em ano eleitoral.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar