Finanças

Apps de bancos e Pix voltam à estabilidade após duas horas de instabilidade

Por volta de 12h20, usuários de quatro instituições financeiras somaram mais de 10 mil reclamações segundo o site Downdetector

Agência O Globo - 07/02/2026
Apps de bancos e Pix voltam à estabilidade após duas horas de instabilidade
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Após cerca de duas horas de instabilidade, aplicativos de bancos como Nubank, Santander e Itaú voltaram à normalidade neste sábado. As reclamações começaram a aumentar a partir das 11h20, atingindo um pico por volta das 12h20, momento em que mais de 10 mil notificações foram registradas no site Downdetector, a maioria relacionada a dificuldades de acesso aos aplicativos dessas instituições financeiras.

O Nubank concentrou o maior número de queixas no auge do problema, com mais de 6.700 relatos, principalmente por falhas no login do aplicativo. Além disso, usuários também relataram instabilidade no sistema Pix e no Banco Central, com mais de 2.700 notificações logo após o meio-dia, indicando dificuldades para realizar pagamentos, transferências e leitura de QR Code.

Procurado, o Nubank informou que a situação já foi solucionada. O Itaú, por sua vez, explicou em nota que identificou uma "instabilidade pontual que impactou uma parcela de clientes para a realização de transferências via Pix". Segundo o banco, a falha teve origem em um fornecedor externo, afetando parte do mercado. "O Itaú esclarece que está colaborando para que o sistema do Pix seja 100% restabelecido o quanto antes", informou a instituição.

Até o momento da publicação, o Santander não havia se manifestado.