Finanças
Lula elogia Galípolo no Banco Central, mas volta a criticar juros altos
Presidente rebate previsões pessimistas de analistas e reforça confiança na equipe econômica
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira (data não informada) a atuação de Gabriel Galípolo à frente do Banco Central, mesmo mantendo críticas à atual taxa Selic, considerada por ele excessivamente elevada.
“Bendito seja Deus de me dar a possibilidade de ter um quadro da capacidade do Gabriel Galípolo no Banco Central. Mesmo com os juros de 15% ao ano. Eu falo para ele todo dia que o juro está alto, como eu falava para o (Henrique) Meirelles. O Meirelles não tinha autonomia, mas me dizia: 'Presidente, se eu baixar vai acontecer isso'. Como eu trabalho em uma relação de confiança, acredito naquilo que o Galípolo está fazendo”, afirmou Lula em entrevista ao portal UOL.
Lula brincou ao lembrar que não pode demitir Galípolo, já que o Banco Central possui autonomia. “Acredito e confio. Agora, eu não posso nem tirar ele, porque eu indiquei, mas o mandato é livre, ele tem autonomia. Feliz é o país que tem um menino, um jovem, da qualidade e com a expertise do Galípolo no Banco Central”, completou o presidente.
Em outro momento da entrevista, Lula voltou a criticar as previsões negativas de analistas econômicos sobre o desempenho da economia brasileira, reforçando sua confiança na condução da política econômica do governo.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público