Finanças

Lula relata que banqueiro Vorcaro afirmou sofrer perseguição em reunião fora da agenda

Presidente diz que encontro com Daniel Vorcaro ocorreu a pedido de Guido Mantega e que decisão sobre banco Master será técnica.

Agência O Globo - 05/02/2026
Lula relata que banqueiro Vorcaro afirmou sofrer perseguição em reunião fora da agenda
Lula relata que banqueiro Vorcaro afirmou sofrer perseguição em reunião fora da agenda - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou nesta quinta-feira (data), em entrevista ao Portal UOL, que o banqueiro Daniel Vorcaro relatou sofrer uma "perseguição" durante encontro realizado fora da agenda oficial no Palácio do Planalto, em dezembro de 2024.

Lula afirmou já ter recebido outros empresários do setor financeiro em situações similares, sem registro prévio em sua agenda. "Primeiro, eu já recebi o Itaú, Bradesco, Santander, BTG Pactual, e não tinha uma agenda comigo. E quando o Guido (Mantega, ex-ministro da Fazenda) veio com o André Vorcaro (sic) a Brasília e pediu para eu atender, eu chamei o Galípolo, o Rui Costa, da Bahia, que conhecia ele. Ele me contou que estava sofrendo uma perseguição, eu disse para ele que não haveria posição política, pró ou contra banco Master, o que haverá será uma posição técnica do Banco Central", declarou Lula.

Diante da repercussão do caso, o governo federal tem buscado se distanciar da crise, reforçando o discurso de apoio às investigações e tentando associar os desdobramentos à oposição.

A insatisfação do presidente com o tema ficou evidente em discurso realizado em janeiro, e o assunto passou a ser motivo de preocupação para a comunicação oficial do governo. Nas redes sociais, o impacto do tema sobre Lula aumentou nesta semana, segundo levantamento da consultoria Bites encomendado pelo jornal O Globo.