Finanças

Votação sobre quebra de sigilo do Banco Master é adiada por acordo entre líderes

Análise dos requerimentos foi adiada por acordo entre líderes

Agência O Globo - 05/02/2026
Votação sobre quebra de sigilo do Banco Master é adiada por acordo entre líderes
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Em sessão realizada nesta quinta-feira (5), a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu adiar a análise dos requerimentos que solicitavam a quebra dos sigilos bancário e fiscal do Banco Master. Os pedidos estavam previstos para serem votados na reunião do colegiado, mas foram retirados de pauta.

De acordo com o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), a retirada ocorreu após acordo entre os líderes da comissão. Ele afirmou que, "por enquanto", os requerimentos não serão analisados, mas poderão retornar à pauta após eventuais ajustes ou em sessões futuras.

As solicitações, apresentadas por parlamentares do partido Novo, buscavam acesso a informações financeiras do Banco Master, incluindo contas, investimentos, bens, direitos e valores mantidos pela instituição em outras entidades financeiras.

Empréstimos consignados sob suspeita

Durante a sessão, foram discutidos indícios de irregularidades em contratos de empréstimos consignados vinculados ao Banco Master, como operações realizadas sem a autorização dos beneficiários.

Também foi retirado de pauta o pedido de informações à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre voos e passageiros de aeronaves registradas em nome de empresa ligada ao empresário Daniel Vorcaro. O objetivo era apurar possíveis conexões entre a atuação do banco no mercado de consignados e empresas associadas ao investigado.

O senador Carlos Viana informou que o depoimento de Daniel Vorcaro está mantido para o dia 26 de fevereiro. Inicialmente, a oitiva estava prevista para esta quinta-feira, mas foi remarcada após tratativas com o Supremo Tribunal Federal (STF), responsável por processos relacionados ao Banco Master.

— O deslocamento do senhor Daniel Vorcaro, de onde ele esteja, para a CPMI no dia 26 de fevereiro, está confirmado. O ministro autorizou prontamente. Já fiz o requerimento, o Supremo já foi notificado e o deslocamento está autorizado — destacou Viana, reforçando a nova data do depoimento.