Finanças

Comissão do Senado vai solicitar dados sigilosos e assessoramento do BC sobre caso Master, diz Renan

Presidente da CAE, Renan Calheiros, se reuniu com Gabriel Galípolo e pretende acionar STF e PF para aprofundar apurações envolvendo o Banco Master.

Agência O Globo - 04/02/2026
Comissão do Senado vai solicitar dados sigilosos e assessoramento do BC sobre caso Master, diz Renan
Renan Calheiros (MDB-AL). - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), se reuniu nesta quarta-feira com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para tratar das investigações relacionadas ao caso Master.

Após o encontro, Renan anunciou que uma comissão criada por ele vai solicitar informações sigilosas e assessoramento técnico do Banco Central.

— Vamos requisitar todas as informações das investigações do Banco Central, inclusive informações sigilosas — afirmou Renan. — Viemos pedir acesso às informações e requisitar um assessoramento técnico do BC.

Renan também informou que, na próxima semana, irá conversar com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, e com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos.

Mais cedo, o senador declarou que pretende enviar perguntas por escrito ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a reunião fora da agenda oficial com o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

O caso envolve visitas de Vorcaro ao Palácio do Planalto que não constam na agenda oficial do governo. Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o dono do Banco Master se reuniu com Lula em dezembro de 2024, em encontro intermediado pelo ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega. A reunião não aparece nos registros oficiais da Presidência, nem nos controles de entrada do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Outras visitas ao Planalto

Dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação mostram que Daniel Vorcaro esteve no Planalto em 4 de dezembro de 2023, 1º de março de 2024 e 3 de abril de 2024. As visitas também não foram registradas nas agendas oficiais. O pai do banqueiro, Henrique Vorcaro, esteve no local em 6 de novembro de 2024, igualmente fora dos registros públicos.

Procurado, o Palácio do Planalto afirmou que Daniel e Henrique Vorcaro não foram recebidos no gabinete do presidente Lula ou por ministros no Palácio do Planalto nas datas das visitas registradas pelo GSI. Em nota, o governo declarou que, à época, não havia denúncias formais de irregularidades contra os controladores do banco, e que associar o caso ao governo busca desviar o foco dos responsáveis pelas fraudes.

Decisão do Banco Central

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que se reuniu com Daniel Vorcaro e disse ao banqueiro que a decisão do Banco Central sobre a instituição financeira seria “técnica”. O Banco Master teve sua liquidação decretada pelo BC em novembro de 2025.

Desdobramentos

A iniciativa de Renan ocorre no mesmo dia em que a CAE encaminhou pedidos de informações a órgãos como Polícia Federal, Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Tribunal de Contas da União (TCU).