Finanças

Caso Master: aliado do governo, Renan anuncia envio de perguntas a Lula sobre reunião fora da agenda com banqueiro

Caso envolve visitas de Vorcaro ao Palácio do Planalto que não constaram na agenda oficial do governo

Agência O Globo - 04/02/2026
Caso Master: aliado do governo, Renan anuncia envio de perguntas a Lula sobre reunião fora da agenda com banqueiro
Renan Calheiros

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou nesta quarta-feira que pretende enviar perguntas por escrito ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a reunião fora da agenda oficial com o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

Durante a reunião da comissão, Renan destacou que todos os presentes no encontro com o banqueiro no Palácio do Planalto podem ser chamados a colaborar com a apuração conduzida pelo Senado.

— Todos que estiveram na reunião podem colaborar com essa comissão. Ao presidente da República, nós pretendemos fazer por escrito algumas perguntas sobre o fato. Se ele puder nos responder, ótimo — declarou o senador.

O caso envolve visitas de Vorcaro ao Palácio do Planalto que não constaram na agenda oficial do governo. Conforme revelou o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o dono do Banco Master reuniu-se com Lula em dezembro de 2024, em encontro intermediado pelo ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. A reunião não aparece nos registros oficiais da Presidência nem nos controles de entrada do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Na semana passada, o ministro Fernando Haddad (Fazenda) afirmou que Lula recebeu Vorcaro quando não havia “indícios de crime” e que disse ao banqueiro que a decisão do Banco Central sobre a instituição financeira seria “técnica”. O Banco Master teve a liquidação decretada pelo BC em novembro de 2025.

Outras idas ao Planalto

Dados obtidos via Lei de Acesso à Informação mostram que Vorcaro esteve no Planalto em outras três ocasiões entre 2023 e 2024: em 4 de dezembro de 2023, 1º de março de 2024 e 3 de abril de 2024. Essas visitas também não foram registradas nas agendas oficiais. O pai do banqueiro, Henrique Vorcaro, esteve no local em 6 de novembro de 2024, também fora dos registros públicos.

Procurado, o Palácio do Planalto afirmou que Daniel e Henrique Vorcaro não foram recebidos no gabinete do presidente Lula ou por ministros no Palácio do Planalto nas datas das visitas mencionadas pelo GSI. Em nota, o governo declarou que, à época, não havia denúncias formais de irregularidades contra os controladores do banco e que associar o caso ao governo busca desviar o foco dos responsáveis pelas fraudes.

A iniciativa de Renan ocorre no dia em que a CAE deve instalar uma comissão para acompanhar as investigações sobre o Banco Master. O colegiado pretende requisitar documentos, inclusive sigilosos, a órgãos como Polícia Federal, Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Tribunal de Contas da União (TCU).