Finanças

Ações da Novo Nordisk caem 20% após previsão de queda nas vendas de Ozempic e Wegovy

Companhia dinamarquesa revê projeções e estima queda de 13% no faturamento em meio à guerra de preços e pressão dos EUA para baratear medicamentos

Agência O Globo - 04/02/2026
Ações da Novo Nordisk caem 20% após previsão de queda nas vendas de Ozempic e Wegovy
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

As ações da Novo Nordisk despencaram nesta terça-feira (data), após a empresa surpreender o mercado ao revisar para baixo suas projeções de vendas, evidenciando o impacto da acirrada disputa de preços no segmento de medicamentos para obesidade. A farmacêutica dinamarquesa é responsável pela produção dos populares Ozempic e Wegovy.

Segundo comunicado da companhia, as vendas podem registrar queda de até 13% neste ano. O recuo é atribuído principalmente à pressão por preços mais baixos, resultado tanto da intensificação da concorrência quanto dos esforços do governo dos Estados Unidos para tornar esses medicamentos mais acessíveis.

Durante o início do pregão em Copenhague, as ações da Novo Nordisk chegaram a recuar 20%, registrando a maior baixa intradiária desde julho e eliminando os ganhos acumulados ao longo do ano.

— É o retrato de uma Novo sob pressão — avaliou Lars Hytting, chefe de trading da ArthaScope, investidora da farmacêutica, destacando que "nem o analista mais cético antecipava uma queda tão expressiva nas ações".

O alerta da Novo evidencia a intensificação da concorrência no mercado de medicamentos para emagrecimento, com a empresa disputando espaço com a americana Eli Lilly e com companhias de telemedicina que oferecem versões similares a preços reduzidos.

Além da concorrência, as farmacêuticas também enfrentam forte pressão do ex-presidente Donald Trump, que cobra a redução dos custos dos medicamentos para os consumidores americanos.