Finanças

Nobel de Economia apresenta caminhos para o crescimento da América Latina

Premiado em 2025, francês Philippe Aghion defende estímulo à inovação, 'destruição criativa' e combate à corrupção

Agência O Globo - 04/02/2026
Nobel de Economia apresenta caminhos para o crescimento da América Latina
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Um sistema educacional robusto, estímulo à inovação e abertura comercial são pilares essenciais para impulsionar o crescimento econômico, segundo Philippe Aghion, economista francês e ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 2025.

Durante participação virtual no Fórum Econômico do CAF, realizado na capital do Panamá, Aghion destacou ainda a importância de um ambiente regulatório flexível e de baixa burocracia para fomentar o empreendedorismo e a competitividade.

“O sistema educacional precisa ser bom, porque os inovadores começam na escola. É importante assegurar que novos talentos possam criar inovação e prosperar, ter bom retorno financeiro, garantir que eles possam entrar no mercado”, ressaltou Aghion.

Questionado sobre os desafios da produtividade estagnada e do baixo crescimento nos países latino-americanos, o economista citou o exemplo da Coreia do Sul: “A Coreia é um fenômeno. Além de um sistema de educação sólido, a concorrência é incentivada, um grande motor da inovação. Minha esperança é que a luta contra a corrupção na América Latina abra espaço para novos negócios. Há novos governos que podem lutar contra isso e vencer a armadilha do baixo crescimento”, afirmou, elogiando também a gestão do presidente argentino Javier Milei.

No contexto das novas tecnologias, Aghion defende que a região invista em centros de dados e em infraestrutura para inteligência artificial, visando garantir poder computacional de alto desempenho e estimular a concorrência. Ele também sugere a criação de políticas de seguridade social para suavizar os efeitos negativos da chamada “destruição criativa”.

Ao final de sua fala, Aghion deixou uma mensagem de otimismo: “Orgulhem-se de quem vocês são. Há talentos fantásticos na América Latina. Tenham confiança de que, se implementarem as políticas certas, vocês podem se tornar um centro global de crescimento e inovação.”