Finanças

Quem é Tiago Cavalcanti, possível indicado para diretoria do Banco Central

Economista foi citado por Fernando Haddad como alternativa a Guilherme de Mello para o cargo no colegiado que define a taxa de juros. Indicações ainda serão avaliadas pelo presidente Lula.

Agência O Globo - 03/02/2026
Quem é Tiago Cavalcanti, possível indicado para diretoria do Banco Central
Tiago Cavalcanti

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira que Tiago Cavalcanti é uma das opções consideradas para a diretoria do Banco Central, além de Guilherme de Mello. Os nomes, contudo, ainda serão avaliados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), responsável por encaminhar as indicações ao Senado Federal para sabatina e votação dos parlamentares.

Quem for indicado para a diretoria do BC passará a integrar, junto aos demais diretores, o Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juros da economia.

Trajetória acadêmica e experiência internacional

Pernambucano, Tiago Cavalcanti tem carreira predominantemente acadêmica, com passagens por universidades do exterior, e participou das discussões econômicas das campanhas presidenciais de Eduardo Campos e Marina Silva, em 2014.

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Cavalcanti possui mestrado e doutorado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e construiu sua trajetória internacional até alcançar posição de destaque no Trinity College, da Universidade de Cambridge. Em sua página pessoal, destaca uma foto do Convento de São Francisco, em Olinda, cidade onde cresceu.

Na Universidade de Illinois, recebeu o prêmio de melhor estudante (Langoff Award) nos cursos básicos do doutorado e o prêmio de melhor artigo entre estudantes (Hans Brems Research Paper Award). Atualmente, é professor de economia da Universidade de Cambridge, onde leciona macroeconomia, desenvolvimento econômico e cursos voltados para bancos e crédito, além de ser Fellow do Trinity College.

Também atua como professor titular em tempo parcial na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP).

Atuação no Brasil e publicações

Entre 2011 e 2013, Cavalcanti foi professor titular do departamento de economia da UFPE e, anteriormente, professor adjunto da mesma instituição (2002-2011). Lecionou ainda na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, e no departamento de economia da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos.

É colunista do jornal Valor Econômico, onde publica artigos mensais sobre macroeconomia, desenvolvimento econômico e questões ambientais. Sua última publicação no Valor foi em 7 de janeiro.

Cavalcanti tem trabalhos publicados em periódicos renomados, como Economic Journal, European Economic Review, Economic Theory, Journal of Applied Econometrics, Journal of Mathematical Economics, Journal of Monetary Economics, Journal of the European Economic Association, Macroeconomic Dynamics e Review of Economics and Statistics, entre outros.

Orientou diversas monografias de graduação, dissertações de mestrado e algumas teses de doutorado. É editor-chefe do BE Journal of Macroeconomics desde 2012, editor associado do Economic Theory desde 2014 e do Economic Journal desde 2018. Atua ainda como consultor ad hoc da Datametrica Consultoria e da Ceplan Consultoria Econômica.